Aguarde. Carregando informações.

ÁREA DO CLIENTE

Acesso restrito para documentos

Conheça a Metodologia D´Campos

O aspecto mais crítico do objetivo da contabilidade é o que constitui a informação “útil”. A fim de decidir isto, deve-se primeiramente identificar os usuários, para então determinar o que eles desejam saber. Os dados contábeis devem ser relevantes e transmitir confiabilidade para os seus leitores. Diante deste prisma, conclui-se que o Conjunto das Demonstrações Financeiras é um instrumento de extrema valia na análise de uma organização, de um empreendimento. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado de Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e as Notas Explicativas, permitem, não só aos gestores da azienda, mas também a todos os players interessados, estabelecer um diagnóstico claro e preciso quanto a continuidade do negócio, sua evolução, sua consolidação.

Infere-se que a Contabilidade ainda não incorporou predominantemente um método para o desenvolvimento de sua teoria e sequer ainda persegue sistematicamente a lógica como uma premissa para seus postulados e princípios. Efetivamente, a que se vê é uma ampliação de objetivos, muito mais induzida da prática que da formulação de uma teoria seriamente discutida nos meios profissionais.

Diante dessa constatação, conclui-se pela necessidade de que, cada vez mais, o Método Científico seja utilizado e adaptado na ciência contábil, embora que fique ao pesquisador ou cientista contábil a faculdade de enfatizar essa ou aquela abordagem na formulação de suas hipóteses teóricas. A tarefa de buscar alterar tal realidade caberia, primordialmente, aos meios acadêmicos, através da intensificação da pesquisa e sua necessária publicação com vistas a incentivar o debate.

A interdependência de enfoques e raciocínios e a capacidade de reformulação do método científico abrem uma perspectiva bastante ampla aos teóricos da Contabilidade. Porém, essa rica perspectiva perderá seu potencial se os estudos ficarem restritos às comunidades científicas. Assim é que compete aos estudiosos dedicar-se a trabalhos que possam influenciar a divulgação dos objetivos e metodologias da Contabilidade, realizar pesquisas que se proponham alterar práticas, substituindo aquelas que se afigurarem como ilógicas e possibilitando um efeito multiplicador na adoção de princípios e postulados que logicamente hão de propiciar práticas corretas e adequadas capazes de fornecer informações para a gestão e para os acionistas.

Este esforço pode se voltar aos cursos de graduação de forma que novos profissionais se conscientizem da maior ênfase que deve ser dada ao “porquê” em vez de ao “como”.

  • 158 EMPRESAS COM QUALIDADE D´CAMPOS.
  • MELHOR ATENDIMENTO.
  • TRABALHO QUALIFICADO.
  • RESOLUÇÃO IMEDIATA DO SEU PROBLEMA.

FALE CONOSCO

(82) 3021-4141 | (82) 3316-4797 |
(82) 3221-0879 | (79) 3303-0571

contato@dcampos.com.br